Prefeitura de Encantado inicia remoção de moradores das cotas mais baixas


 

A Prefeitura de Encantado, por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Obras Públicas, iniciou na tarde deste domingo, 29, a remoção preventiva de moradores que residem abaixo da cota dos 14 metros, especialmente nos bairros Lago Azul e Vila Moça.


A medida foi tomada após o nível do Rio Taquari atingir 12 metros e 16 centímetros às 17h45 da tarde desta domingo, com média de elevação de até 32 centímetros por hora. As projeções indicam que, caso esse ritmo se mantenha, o rio pode atingir os 14 metros ainda na noite deste domingo ou durante a madrugada desta segunda-feira, 30.


As famílias estão sendo encaminhadas para o Parque João Batista Marchese, local preparado previamente pela administração municipal para acolhimento em situações de emergência. Os caminhões da Secretaria de Obras foram organizados com antecedência para garantir agilidade e segurança no transporte dos moradores e seus pertences.


Segundo o prefeito Jonas Calvi, a ação é fruto de planejamento e diálogo. “Nossas equipes já haviam visitado essas famílias nos últimos dias, orientando sobre o que fazer caso fosse necessário sair de casa. Agora estamos colocando isso em prática, com responsabilidade, organização e respeito a cada cidadão”, afirmou.



Comentários