Nesta segunda-feira, 27, a Defesa Civil de Roca Sales recebeu o Projeto Previne Taquari-Antas, que está avançando com a instalação de sensores de monitoramento do nível da água em pontos estratégicos dos rios Forqueta e Taquari. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a TideSat e o Governo do Estado, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
O objetivo do projeto é aperfeiçoar a previsão de enchentes e fortalecer as ações de prevenção na Bacia do Taquari-Antas — região que tem enfrentado diversos episódios de cheias nos últimos anos. A instalação dos sensores em Roca Sales representa um importante avanço na construção de um sistema moderno, eficiente e acessível de monitoramento hidrológico.
A definição dos locais de instalação foi feita a partir de um mapeamento técnico elaborado pela TideSat, com base em critérios de segurança, viabilidade e precisão dos dados. A empresa, parceira do projeto, surgiu no Laboratório de Modelagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua com o propósito de democratizar o acesso à informação sobre níveis de água, utilizando sensores de baixo custo e alta confiabilidade.
Além do monitoramento local, o projeto prevê a divulgação online dos dados em tempo real. Assim que o sistema estiver em operação, as informações poderão ser acompanhadas no site oficial da TideSat: https://tidesat.streamlit.app/.
O coordenador da Defesa Civil de Roca Sales, Alexandre Gerhardt, destacou a importância da parceria e agradeceu à empresa e à universidade pela atenção com o município. Segundo ele, “essa iniciativa demonstra sensibilidade e compromisso com a segurança das pessoas que vivem nas margens dos rios, além de contribuir para o fortalecimento da prevenção em nossa cidade”.
Comentários