Neste início de 2026, a Prefeitura de Muçum anunciou a nomeação de dois novos secretários municipais para as pastas da Assistência Social e da Agricultura, que passam a atuar como secretarias independentes. A medida integra a estratégia da administração do prefeito Mateus Trojan e do vice-prefeito Amarildo Baldasso, com o objetivo de garantir atenção integral às áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento do município.
A Secretaria de Assistência Social passa a ser comandada por Joice Sebben, que assume o cargo nos primeiros dias de janeiro. Técnica em Contabilidade, Joice possui mais de 20 anos de experiência na área financeira. Em 2024, ingressou na Prefeitura de Muçum, atuando nos setores de Protocolo e Contabilidade. Ao assumir a nova função, destacou o compromisso com a gestão responsável da pasta. “Assumo o cargo com muita responsabilidade e disposição para trabalhar. Neste início de gestão, a prioridade é realizar um diagnóstico da pasta, garantir a continuidade dos serviços, fortalecer a equipe e definir ações estratégicas que tragam resultados positivos para a população”, afirmou.
Já a Secretaria de Agricultura terá como titular, a partir do mês de fevereiro, Jairo Bellini. Técnico em Agropecuária, Jairo possui uma trajetória de 40 anos como extensionista da Emater/RS-Ascar, sendo 30 deles dedicados ao município de Muçum. Ao longo da carreira, acumulou ampla experiência em áreas como lavouras, cultivo de milho, soja e trigo, olericultura, fruticultura, correção e adubação do solo e preservação ambiental. “Desejo orientar os agricultores da melhor forma possível, recebendo, ouvindo e respeitando cada um deles. Quero repassar informações precisas, especialmente sobre novas tecnologias, auxiliando os produtores e suas famílias a tornarem as propriedades mais resilientes, principalmente no enfrentamento aos desastres naturais”, destacou.
O prefeito Mateus Trojan ressaltou a importância da reestruturação administrativa e das novas nomeações. “São duas pastas essenciais para o nosso município, com demandas que exigem atenção específica e dedicação em tempo integral. Em 2026, Joice e Jairo chegam para somar à nossa equipe administrativa, garantindo que as necessidades da comunidade sejam atendidas com mais eficiência e agilidade em todas as áreas”, afirmou.
Até então, a Secretaria de Assistência Social estava integrada às pastas da Saúde e do Meio Ambiente, sob a coordenação de Grasiela Devitte Fontana, que segue à frente das demais áreas. Já a Secretaria de Agricultura era conduzida por Matheus Zortéa, que passa a dedicar-se exclusivamente à Secretaria de Obras.
Comentários