Muçum dá início à terraplanagem para construção do novo cemitério municipal

 

Antigo espaço será transformado em Parque Memorial Ecológico


Na tarde da última terça-feira, 26, tiveram início as obras de limpeza e terraplanagem do terreno destinado ao novo cemitério municipal de Muçum. Localizado na Linha São Luiz, o espaço de três hectares foi doado pela moradora Lorena Zanetti, em um gesto considerado fundamental para viabilizar a transferência do cemitério para uma área segura, fora da mancha de inundação.

A primeira etapa da infraestrutura está sendo executada em parceria com o Governo do Estado. Após a conclusão, o município dará continuidade à preparação do terreno e à construção do cemitério, que também receberá os restos mortais transferidos do atual espaço, situado no centro da cidade.

O prefeito Mateus Trojan destacou a relevância do projeto:
“É um trabalho que exige grande complexidade e que só pôde ser iniciado após a conclusão de todas as etapas de doação da área, regularização, licenciamento ambiental e captação de recursos. Já temos assegurados os recursos para a construção e estamos tratando este assunto com a máxima atenção, pois sabemos do impacto que ele tem para a comunidade. É uma obra sensível, mas necessária e urgente para o nosso município”, ressaltou.

As imagens do antigo cemitério de Muçum, destruído pelas enchentes de 2023 e 2024, repercutiram em todo o país e até fora dele, tornando-se um dos símbolos mais marcantes da tragédia. Pensando no futuro e na preservação da memória coletiva, a área será transformada em um Parque Memorial Ecológico, atualmente em fase de desenvolvimento do projeto.

O espaço contará com áreas de homenagem às vítimas, espaços verdes de preservação ambiental, estruturas de lazer e esporte, pontos de contemplação e ambientes projetados para fomentar também o turismo sustentável. O financiamento inicial do parque está sendo viabilizado por meio de recursos repassados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Comentários