Encantado ajusta investimentos na saúde e se prepara para encerrar atividades do PA+

 


A Prefeitura de Encantado deve encerrar nos próximos dias as atividades do PA+, unidade de atendimento que funcionava de forma complementar ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST). A medida faz parte de um ajuste estratégico dos investimentos municipais, visando fortalecer o sistema público de saúde no município.

Segundo o secretário de Gestão Financeira, Klauss Schnack, Encantado aplica atualmente 24,55% do orçamento municipal na saúde — quase 10% acima do índice mínimo exigido pela Constituição Federal, que é de 15%. “Estamos realinhando os investimentos para avançar em resultados à população. Após a pandemia e os eventos climáticos, houve um aumento expressivo nos custos de todos os serviços, ultrapassando os repasses recebidos e a capacidade de suporte dos municípios. Regular esse quadro é essencial para que o sistema continue funcionando com equilíbrio e qualidade”, explicou.

O secretário reforça que, com a ampliação do Pronto Socorro e melhorias realizadas no HBST, o hospital está preparado para absorver toda a demanda. “O Hospital evoluiu muito na estrutura e na capacidade de atendimento. A rede municipal e a comunidade confiam nesse avanço”, acrescentou.

Para a secretária de Saúde, Karoline Crippa, a implantação do PA+ teve caráter emergencial e foi essencial para atender à sobrecarga do sistema durante a pandemia, além de ter sido importante no enfrentamento da dengue. “Naquele momento, ampliar o atendimento ambulatorial foi uma decisão fundamental para garantir o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou.

Após a última enchente, o município realizou reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Barra do Guaporé, Jacarezinho e Central, além de construir duas novas unidades nos bairros Lambari e São José, para atender as novas famílias. Segundo a secretária, com essas melhorias e a reestruturação do HBST, a qualidade do atendimento à saúde básica em Encantado está garantida.

A administração municipal afirma que ainda não há data definida para o encerramento oficial do contrato com o PA+, mas garante que o atendimento de qualidade à população continuará sendo prioridade.

Comentários